Trechos de texto publicado pelo escritor, evangélico, Fernando César.
..........
E você? Tem esperado pela vontade de DEUS na sua vida?
A ansiedade é um pecado que tem mudado o rumo da história de muitas pessoas. Temos esse mal em nós: queremos apressar as coisas; que tudo ocorra em nosso tempo e da maneira que planejamos.
A pressa de chegar logo, a ansiedade por alcançar logo um determinado objetivo tem atrapalhado o trabalhar de DEUS na vida de muitos escolhidos do PAI.
A ansiedade surge como uma necessidade do homem de se preencher interiormente. É como se ele, com suas próprias forças, quisesse ocupar as muitas áreas desérticas.
O que o homem tenta preencher por si próprio o faz de forma passageira e temporária. Os desertos existem em nossas vidas para o nosso aperfeiçoamento existencial e de nossa comunhão com DEUS.
Mas não somos nós que podemos adornar o que está vazio nem no tempo que pre-estabelecemos. Precisamos aprender a viver com os nossos desertos interiores, ainda que passemos 40 anos sem água e sem comida.
O DEUS que nos tirou da escravidão dos faraós providenciará tudo no Seu tempo e na hora devida. Quem ainda não cuidou dessa área emocional e espiritual termina por navegar em mares muito revoltos.
A Bíblia Sagrada fala que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). Mas como esperar por esse tempo quando a ansiedade ocupa o nosso coração?
Quando nos antecipamos em decidir as coisas, na verdade, estamos imbuídos de uma ansiedade humana que cria uma pequena abertura para a atuação do diabo. E o nosso problema é exatamente esse: reservamos um lugar pequenino em nosso coração para satanás e ele sabe que tem livre acesso ao coração todo.
A ansiedade vem a destruir outras áreas na vida de uma pessoa. Por exemplo: ela mexe diretamente com a fé. Quem acha que DEUS está demorando muito para realizar um propósito, de certa maneira condiciona as ações do Espírito Santo em suas vidas.
Outro perigo é querer acreditar que DEUS já respondeu as nossas petições sem que isto tenha acontecido verdadeiramente.
DEUS responde, como viva voz, ao coração dos seus filhos amados. Quem, como filho nascido do Espírito Santo, ainda não tenha ouvido a voz do PAI?
A Bíblia afirma “as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27).
O missionário Jonh Hyder ganhou 100.000 indianos para CRISTO porque agia segundo os propósitos do coração de DEUS e ouvia a Sua voz. E até para almoçar pedia permissão ao PAI.
DEUS revela os seus propósitos através também de sonhos, de louvores, na igreja (na pregação e através de outros irmãos); enfim, há uma unicidade naquilo que DEUS responde, seja lá de onde venha.
O que não devemos é nos precipitarmos a essa voz, sem queixas e sem murmurações. Esperar pela voz do Senhor é a principal virtude da obediência cristã.
Em Salmos 27:14 diz: “Espera no Senhor; sê forte, anima-te, e espera no Senhor”. Também os salmos 37:34 acrescentam: “espera no Senhor; e guarda o seu caminho. Ele te exaltará para herdares a terra (...)”. E dos salmos 40 vem a confirmação: “Esperei com paciência pelo Senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (vers.1).
Dessa forma, está mais que provado que aquele que espera alcança todas as promessas de DEUS. O Senhor nos dá liberdade de agirmos debaixo de Sua soberania; portanto, podemos arbitrariamente decidir os rumos que queremos para a nossa vida.
Cuide em obedecer tão somente. Quanto à ansiedade: “Lançai sobre DEUS toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar” (1Pedro 5:7-8).
A ansiedade faz residência na mente, a qual estimula as ações precipitadas. Por isso, eleve seus pensamentos a DEUS. Aprenda a descansar no Senhor. Depois que as ansiedades tiverem saído, o Senhor te dará tudo novo.
Todos os cristãos sabem e crêem que DEUS tem o melhor para nós; porém muitos insistem em preferir o que está imediatamente abaixo desse melhor; por exemplo, a direção permissiva de DEUS.
A permissão nunca é boa, mas é necessária. Ela é uma forma encontrada por DEUS de fazer com que o homem, impaciente em esperar, descubra-se a si mesmo incapaz de descortinar suas veredas.
Há muitos crentes se decepcionando, nos templos, até mesmo com pessoas consideradas cristãs. Muitos em relacionamento principalmente. Pecam pela impaciência e por não saber esperar.
DEUS quer do homem a sua total entrega, mas ele só deseja de DEUS alguns cuidados especiais como saúde, trabalho, segurança etc. Na hora de decidir algo, não tem paciência de orar, pedir e esperar. Acha que “está demorando muito” ou “que já está velho demais para esperar”.
Assim é no trabalho, na vida sentimental e até na esperança de conversão de muitos. A nossa vida espiritual pode ser destruída por um pequeno detalhe.
Olhem para o exemplo de Saul: constituído rei sobre o povo de Israel não teve paciência em esperar 7 dias por Samuel para oferecer holocausto e ofertas pacíficas. Foi orgulhoso, precipitado, mentiroso e dele se afastou o Espírito de DEUS. O seu fim foi um dos mais trágicos das histórias bíblicas.
Enfim, a nossa vida pode ser comparada a planta de um grande edifício, cujo desenho arquitetônico foi planejado por DEUS antes da fundação do mundo, no tempo em que ELE considerou necessário.
Quem se atreve a dar um retoque diferente daquele que foi posto por DEUS terá excluído o brilho perfeito da vontade perfeita. Logo a deformidade aparecerá nas paredes.
Aquele que já sofreu pela precipitação sabe muito bem do que estou escrevendo. Retire de sua mente todas as expectativas e ouse em apenas sonhar os sonhos de DEUS, ouvindo a Sua voz.
Descanse. “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra, e vive tranqüilo. Deleita-te no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37:3-5).
Amém, Senhor JESUS!!!
Texto: FERNANDO CÉSAR
Escritor, autor dos livros: “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça” e “Antes que a Luz do Sol escureça”.
Também é líder do Ministério Interdenominacional Recuperando Famílias para Cristo.
www.fernandocesar.com
3 comentários:
Deus nos deu garantias de que um caminho é o certo aí a gente escolhe entre vários. Ele também não quer que fiquemos esperando sempre o seu sinal. O Senhor nos deu a capacidade para agirmos, cabe a nós, sem prejudicar o próximo a tomarmos a iniciativa e não esperar um milagre. Quem espera demais nunca alcança. Quem chegar primeiro ajuda os que estão tentando. Bj
oi, tossan
Você tem toda razão, Deus só faz o impossível o resto depende de nós.
Ele nos diz "faça que te ajudarei".
Mas, ao meu ver, o esperar em Deus se refere a não nos anteciparmos precipitadamente. A não colocar os pés pelas mãos. A esperarmos o tempo certo de cada coisa. Não acredito que devamos cruzar os braços e nem agarrar o que estiver na frente por ansiedade.
Um amigo uma vez me citou um exemplo que nunca esquecerei. Ele me disse: se em um naufragio vc se desesperar por uma solução imediata vc corre o risco de agarrar a primeira bóia que aparecer sem perceber que ela está furada. É melhor se acalmar, controlar a ansiedade e aí sim agarrar a bóia certa. Sem ansiedade vc até se lembra de colocar um salva-vidas ou de pegar um bote. kkkkk
Quanto ao caminho, Jesus disse: "ninguém chega ao Pai se não for através do filho".
beijos, amigo
Maravilha....precisava de tudo isso hj. Deus é bom.que Deus me ajude nesse tempo de espera. Que Deus continue te usando e vc se deixe ser usado.a paz meu irmão.
Postar um comentário