quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Rejeitando Saul - Parte I

Saul foi o rei eleito pela vontade do povo de Israel, com a anuência de Deus. Começou bem, cresceu vertiginosamente e da mesma forma decaiu em vergonhosa derrocada.
O que levou este escolhido de Deus a um fim tão triste? O que podemos aprender com suas atitudes?

Vejamos:
1) Fazer o que não foi chamado por Deus para realizar, justificando seus atos com desculpas "esfarrapadas". Resultado: perde a benção!
No 1º livro de Samuel Capítulo 13 versículos de 7 a 13 vemos o rei desempenhando um papel que não lhe cabia: ser sacerdote. Ele até esperou um tempo pelo profeta, mas a sua ansiedade o moveu a oferecer o holocausto no lugar do homem de Deus, desempenhando assim um ofício que não lhe era permitido.
O pior é que não houve qualquer arrependimento pelo erro, em vez disso, ao ser perguntado pelo motivo daquela atitude, disparou logo uma desculpa: "Porquanto via que o povo,deixando-me, se dispersava, e que tu não vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda não aplaquei o Senhor. Assim me constrangi e ofereci o holocausto."
Resultado catastrófico para Saul: perdeu tudo aquilo que Deus queria lhe proporcionar. "Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre"

Contenha a sua ansiedade: espere a palavra se cumprir!
Quando fazemos algo que não fomos orientados por Deus a realizar, seja pelo motivo que for, nos afastamos de Deus e perdemos muito!
Todas as nossas atitudes têm um resultado que podem atrair as bênçãos de Deus para a nossa vida ou afastá-lo para bem longe.

2) Não fazer aquilo que lhe cabe concretizar pelo chamado de Deus, justificando seus atos com desculpas "esfarrapadas". Resultado: é rejeitado pelo Senhor!
Em outra ocasião, Deus deu uma instrução para que o rei fosse e destruísse completamente os inimigos do povo de Deus: "Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos." 1 Samuel 15:3
Em vez de seguir à risca o mandado de Deus, fez de outro modo, não levando a termo a vontade de Deus, poupando o rei do inimigo e o melhor dos seus rebanhos. "Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente." 1 Samuel 15:9
Novamente o rei se muniu de justificativas falhas para apoiar o seu erro.
Primeiramente não falou ao profeta do que havia feito como forma de encobrir o ocorrido (1 Samuel 15:14) e quando foi descoberto colocou a culpa no povo (1 Samuel 15:21).
Finalizando expressou a intenção de oferecer o fruto da sua desobediência ao próprio Deus! (1 Samuel 15:15) Um abismo chama outro abismo pior ainda.

A desobediência ao caminho de Deus faz como que se perca a sensibilidade à Sua voz, deixando-nos abertos ao inimigo e embasando nossos atos no engano ou em armas meramente naturais.
Resultado da desobediência: Saul foi definitivamente rejeitado pelo Senhor. (1 Samuel 15:21 a 23)

CONTINUA..

Texto: Diácono Odair Mercham Junior

Publicado em 27 de dezembro de 2008 no blogue Caminho Plano (http://caminhoplano.blogspot.com).

Nenhum comentário: