domingo, 29 de novembro de 2009

Jesus meu Guia É






Filho de pastores da Igreja Batista Hermom, Ton Carfi iniciou seu aprendizado musical aos 09 anos no ministério local, destacando-se anos mais tarde como solista dentre os tenores do Raiz Coral, um dos mais importantes grupos no gênero Black Gospel Music.

Imprimiu sua inimitável marca pessoal em interpretações de canções como Te louvo e Tocou-me no CD "Pra louvar" do Raiz Coral, O amor de Cristo e Há um lugar especial no CD "Obrigado" do quarteto Link4, uma derivação do Raiz Coral e Tu és fiel no CD Black So Dream, um trabalho seminal. Em 2005, deixa o Raiz Coral e o Link4 para dedicar-se exclusivamente a sua carreira solo.

A peculiaridade de seu timbre, sua versatilidade interpretativa e técnica vocal magistral propiciaram-no o devido respeito do mercado fonográfico, motivando convites por parte de figuras conhecidas no meio Gospel para participações - como "backing vocal" ou como "solista" - em gravações de diversos artistas, tais como Comunhão e Adoração, Apocalipse 16, Marquinhos Gomes, PG, Toque no Altar, Vanessa Jackson, Coral Kemuel, Luciano Claw, Daniel Ribeiro, Sérgio Saas, Leonardo Gonçalves, Vocal & CiaIamara Alst, entre outros.


A lágrima na voz.O estudante universitário de Fonoaudiologia, músico e cantor Ton Carfi também é Instrutor de Canto e palestrante, tendo lecionado profissionalmente para cantores de todos os níveis, inclusive do grupo Toque no Altar. Além disso, Ton tem apresentado Workshops sobre técnica vocal em diversas regiões do país.

Em Novembro de 2006 lançou seu primeiro CD solo, "Eu tenho que estar preparado", contando com participações brilhantes, como Danilo, Marquinhos Gomes e Leonardo Gonçalves. Além de seguir com seu ministério próprio, Ton Carfi também é integrante do grupo Apocalipse 16.

[editar] Habilidade Vocal
A comoção que causa no público leigo em questões musicais com sua interpretação sui generis já é uma grande qualidade per se, uma expressão naturalmente temperada pelo choro na voz. Sua técnica vocal apuradíssima é caracterizada por um riquíssimo cabedal de ornamentos vocais, que inclui o domínio sobre o Vibrato em diferentes freqüências, quebras intencionais entre modos vocais (Voz de Peito e Falsete / Yodel ), Appoggiaturas, Melismas, Improvisações e compressão com laringe Alta, aliado ao belíssimo timbre que distingüe sua voz de tenor, também privilegiada por uma ampla extensão.


[editar] Magistério
Apesar de possuir alto quociente de inteligência musical, fato comprovado por sua facilidade em rapidamente assimilar novos conceitos e técnicas, desconstruí-los e recombiná-los em novas criações, Ton Carfi é deveras consciencioso com seu corpo discente, demonstrando atenção, respeito e paciência no trato com seus alunos.

Os menos habilidosos são altamente beneficiados pelo senso de ordem e didática que caracterizam o sistema de orientação vocal desenvolvido por ele, um curso forjado no decorrer de alguns anos de pesquisa, compilando o conhecimento vocal acumulado nas experiências vividas no laboratório propiciado pelo ambiente do Raiz Coral, na troca de informações com cantores de alto gabarito, como Leonardo Gonçalves, e na investigação autônoma que o levou à construção de um sistema de educação musical para cantores.

[editar] Discografia
[editar] Álbuns
CD solo
2006: Eu tenho que estar preparado
Algumas Participações
2003: Black So Dream
2004: Obrigado - Quarteto Link4
2005: Pra Louvar - Raiz Coral

2 comentários:

Cristal de uma mulher disse...

Como é bom chegar aqui e contemplar teus escritos..meu beijo de luz

O Sibarita disse...

Porreta o vídeo, Jesus é guia de todos que acreditam e vivem Nele!

Eita moça que sempre nos apresenta coisas boas!

bjs
O Sibarita