quarta-feira, 1 de abril de 2009

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.

Um pouco mais de edificação pessoal....

Peço ao Pai que nos dê discernimento e sabedoria e que o próprio Espírito Santo de Deus possa nos falar e testificar a respeito do que está sendo escrito.
Aproveito pra dizer que nesta série de mensagens sobre o Espírito Santo de Deus , a sua pessoa e a sua obra, seremos levados a buscá-lo e ao seu poder.
Mas o Espírito Santo, como dizem alguns, não é apenas o PODER de DEUS, mas é UM com Deus e com Jesus!
Deixo claro que a obra do Espírito Santo de Deus mudou profundamente desde o momento de sua descida no dia de Pentecostes (Atos 2) já que, a partir deste dia, Ele passa a habitar no coração do homem (seu homem interior).
Ele que operava fora do seu corpo, passa a morar no seu coração, levando Paulo a afirmar em três oportunidades que o nosso corpo é o Templo do Espírito Santo( 1Co 3 16-17, 1 Co 6 19, 2 Co 6.16).
Percebam a diferença que havia entre o homem do velho testamento e o do novo testamento.
Por isso o escritor de Hebreus fala que a velha aliança era sombra :
Hb 8
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5 os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que, no monte, se te mostrou.
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.
7 Porque, se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto,
9 não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor.


Ora se a velha aliança era sombra, pq muitos insistem em viver nela?
O sangue de Jesus Cristo é o ponto principal do conceito de redenção no NT (1 Co 10.16; 11.27; Ef 2.13; 1 Pe 1.2; Ap 7.14; 12.11).
Cristo, ao morrer na cruz, deu seu sangue inocente a fim de remover nossos pecados e nos reconciliar com Deus (5.8; Rm 5.19; Fp 2.8; cf. Lv 16).
Pelo seu sangue, Cristo efetuou as seguintes coisas.:
- O perdão dos pecados de todos aqueles que se arrependem e crêem (Mt 26.28).
- O resgate dos crentes do poder de Satanás e dos poderes malignos (At 20.28; Ef 1.7; 1 Pe 1.18,19; Ap 5.9; 12.11).
- A justificação de todos os que nEle crêem (Rm 3.24,25).
- A purificação da consciência do crente a fim de que este possa servir a Deus sem culpa e om toda a certeza (9.14; 10.22; 13.18).
- A santificação do povo de Deus (13.12; 1 Jo 1.7-10).
- A abertura do caminho para o crente chegar diretamente diante de Deus por meio de Cristo para obter graça, misericórdia,ajuda e salvação (10.19; 7.25; Ef 2.13,18).
- A garantia de todas as promessas do novo concerto (10.29; 13.20; Mt 26.28; 1 Co 11.25).
- A contínua aplicação do poder reconciliador e purificador do sangue de Cristo no crente à medida que este se aproxima de Deus por meio de Cristo (7.25; 10.22; 1 Jo 1.7).

Se vivemos e agimos pela Velha Aliança acabamos tornando sem efeito a OBRA de Jesus:
Gl 2
15 Nós somos judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo e não pelas obras da lei, porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é, porventura, Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, use a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
>

Amados, mais do que subir a montes, ir pra Israel, fazer a oração de Jabes, comprar saquinhos com terra santa, pegar a chave, antes de tudo isso, LEMBRE-SE do quê JESUS FEZ por vc e de que o SEU PODER está dentro de vc!
Ef 1
13 em quem também vós estais, depois que ouvistes na palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

Como é duro ver irmãos serem escravizados por “rituais” e “dilemas” que o Sangue do Cordeiro já resolveu. Há até os que crêem que deverão ser batizados uma segunda vez, ou crêem nas maldições hereditárias, ou no Devorador, como se, uma vez convertidos, o Sangue de Jesus não tivesse sido suficiente para nos redimir de TODO PECADO e nos colocar JUSTOS diante de Deus.
Cl 1.
9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo,
12 dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, para, perante ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi caregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
>

Amados fica claríssimo aqui que:
16 porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

Como pode qqer doutrina que se diga cristã desconsiderar o seu SENHORIO ????
Mas pq falo isso num texto em que começarei a Falar do Espírito Santo de Deus?
Por que a PALAVRA e o Espírito concordam entre si.
1 Jo 5
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.>
5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra fe o Espírito Santo; e estes três são um.
8 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num.
9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.
10 Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.


VIVA PELO ESPIRITO QUE FOI SELADO NO SEU CORAÇÂO
Você tem o PROPRIO PAI, através do seu Espírito dentro de si. Não recorra a chaves, rosas, amuletos, água de rio, viagens nem a montes. RECORA AO PAI, pelo Espírito que habita em VC!

Graça e paz!

Texto: trechos de e-mail que me foi enviado por Franco Catena, em 24/07/08.
Para saber mais sobre o autor:
http://facatena.spaces.live.com/ ou http://facatena.blog.uol.com.br/

2 comentários:

VilmaSouza disse...

oiee, vim aqui também retribuir asua visita e fquei maravilhada com as postagens, convido você para conhecer o meu humilde diário espiritual outro blog que tenho http://vilminhasouza.blogspot.com/ ficarei lisonjeada com sua visita. Beijos e um final de semana no amor e na paz de Deus.

Uma aprendiz disse...

Obrigada, Vilminha.

Vou te visitar com certeza.


beijos