domingo, 21 de setembro de 2008

Perdão

Muito se fala sobre o “acaso”. Teorias infinitas, poesias, versos e até canções tentam explicar a estranha e deliciosa coincidência que a vida nos prega.
Desde ontem uma “coisinha estranha” está brotando em mim gritando para ser postada aqui - não se assustem não é vírus.
Acordei, entrei na net e, a partir de um comentário, fui ao blog de uma amiga e, “cataplam”, lá estava um texto falando exatamente o que eu estava sentindo.
Se quiser, dê uma passada lá (www.compartilhandoasletras.blogspot.com), vale a pena lê-lo na íntegra. Mas aqui vou me ater apenas em alguns trechos, como esse:

“Existe um versículo na Bíblia que diz: O que quereis que oshomens vos
façam, fazei vós a eles também. Tenho tomado por base para a minha vida esse
versículo. Se magoei alguém, vou a esse alguém peço desculpas, me explico e
tento consertar. Eu gostaria que agissem assim comigo também, por isso faço a
minha parte. Se ofendi com palavras, procuro me desculpar, explicar, fazer a
pessoa entender , que foi um momento impensado, somos
imperfeitos....”


Lendo, várias frases me vieram á mente, algumas baseadas em versículos bíblicos que, de tão conhecidos, até viraram “ditos populares” como: Atire a primeira pedra quem não errou; Se baterem na sua face, ofereça a outra; e por ai vai.
Mas, o que realmente importa é a prática do perdão. E perdão envolve reconhecimento do erro. Primeiro de quem magoou e se dispõe a voltar atrás e consertar. Segundo, e aí vem a pior parte, daquele que tem nas mãos a “sentença”.
Deste, você “deveria” ser absorvido totalmente. Mas, normalmente, se diz que perdoa e, quantas vezes, arquivamos a ficha do “suposto absorvido” para futuras punições.
Uma palavra, uma recordação, um gesto, uma pequenina vingança.
Perdoar é jogar no mar do esquecimento. Essa é a promessa de Deus para nossas vidas e a recomendação de Cristo.
Mas, quantos de nós faz isso?
Por isso, prefiro estar na primeira condição, não tenho nenhum problema em reconhecer meus erros e me desculpar (mesmo que demore um pouquinho). E se você pensou “ta se achando”, “falou a humilde”, pode deletar seu cavalinho da mente.
Sou uma “pessoinha” complicada e estou sempre “pisando na bola”, isso me faz praticar muito o pedir desculpas. Relaxou, né? kkkk
Continuemos.

“Mas lidar com pessoas é terrivelmente complicado. Enquanto você está
jogando um balde de água fria. O outro está de várias maneiras te espetando, te
provocando, e ainda se sente tão injustiçado, tão ferido, tão magoado. Mas
ele(a), se colocou numa posição de: não perdôo, não esqueço, não falo mais,
NÃO!!!”


Posso admitir aqui? Vivo tendo esses “pitis”.
Fico de bico e deleto todo mundo. Daí, paro, penso, perdôo e volto atrás.
Lembrei de outro versículo: enganoso é o coração do homem, quem o conhecerá?
A vida sempre nos coloca em uma das duas posições.
Então meus queridos vamos praticar.
Que tal me perdoarem por fazer vocês lerem tudo isso logo hoje?

beijinhos

trechos de textos de: Sonia Regly

Nenhum comentário: